Reserve um tempo para fazer suas refeições com mais calma
Hora do almoço, você tem 1 hora para comer, mas em apenas 15 minutos já está de volta para sua mesa. Se identificou?
Então se prepare para mudar seus hábitos porque comer rápido é péssimo para saúde e as consequências são: problemas cardíacos e aumento de peso.
Isso é o que diz uma pesquisa apresentada em uma reunião da Associação Americana do Coração.
Para comprovar a teoria, 642 homens e 441 mulheres, em torno dos 51 anos, participaram da pesquisa feita no Japão pela Universidade Hiroshima.
Eles foram separados em três grupos e o critério para tal era a velocidade que cada um comia: devagar, normal ou rápido.
No começo dos testes, ninguém tinha síndrome metabólica, ou seja, pressão alta, diabetes e acúmulo de gordura no abdômen.
Mas cinco anos depois, quem comia no menor tempo, tinha maior probabilidade de ter a síndrome do que os que comiam dentro do tempo certo.
Uma diferença de 5% a mais. Outros malefícios também foram associados a prática: aumento do peso, da taxa da glicose e da cintura.
Segundo Takayuki Yamaji, um dos responsáveis por esse estudo, comendo rápido a pessoa não se sente saciado e acaba extrapolando na quantidade.
A taxa da glicose fica oscilando e isso pode acarretar uma resistência insulínica, sobrando açúcar no sangue e servindo de porta de entrada para a diabetes.
Respira e desacelera!
Veja algumas dicas para diminuir o ritmo ao sentar para fazer uma refeição:
- Mesmo que seja só para você, arrume a mesa, criando um local convidativo e que vocêse sinta confortável em passar mais tempo se alimentando. Atenção: sem televisão e celular.
- Reúna a família para fazer as refeições. Junto com mais gente o papo costuma render e o tempo reservado para se alimentar se alonga.
- Começar sua refeição pela salada e com alimentos mais consistentes, como a cenoura, é uma dica especial. Já começar exigindo uma mastigação mais intensa estica o tempo até a chegada do prato principal e ajuda o cérebro a reconhecer quando você está satisfeito.
- Entre uma garfada e outra, apoie os talheres no prato. Com o garfo sempre em punho, a tendência é ir direto até a comida acabar.
Reserve um tempo para sua alimentação e para você. Não precisa ter uma hora certa, pontualmente, todo dia, mas é importante que esse momento exista. Preste atenção na sua saúde e viva melhor. Você tem esse tempo ou também come correndo? Conte para gente!