Veja como emagrecer as pernas



Gorduras localizadas – ou lipodistrofias – são comuns e bastante incômodas para muita gente. Quando as pernas são o local do corpo onde a gordura está alojada, existem algumas maneiras de melhorar as medidas e conseguir pernas mais magras e definidas.

As pernas são uma das partes do corpo em que é mais comum a concentração de gordura em excesso, sobretudo em mulheres. A genética feminina muitas vezes contribui para que a gordura do corpo se concentre na região das coxas e quadril.

Quando o mesmo acontece com homens, pode causar incômodo ao dar uma silhueta diferente do ideal masculino. Por isso, homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a silhueta, de forma a dar grande importância aafinar ou engrossar a região das pernas.

O que causa excesso de gordura nas pernas:

A gordura localizada não aparece somente em pessoas que estão acima do peso. Ela pode surgir inclusive em pessoas magras e com práticas físicas regulares. Em todos os casos, pode ser difícil eliminar esse tipo de gordura, principalmente porque envolve as disposições genéticas de cada um.

Quando a causa da lipodistrofia vem de uma alimentação irregular, os principais vilões são os açucares e as gorduras. Quando consumidos em excesso, eles aumentam a produção de glicose no organismo, que posteriormente se transforma naquela “gordurinha” indesejada.
Enquanto homens possuem disposição genética para acumular gordura na região do abdômen, mulheres tendem acumular tecido adiposo (camada de gordura) nas coxas, culotes, braços e abdômen.

Também existem períodos da vida em que é mais fácil aumentar o acúmulo desse tipo de gordura. A puberdade e gravidez podem potencializar o acréscimo de gordura em locais específicos do corpo, como as coxas e quadris. É importante dar maior atenção a alimentação nesses períodos.

Como perder medidas nas pernas:

Infelizmente não existe uma técnica para eliminar gordura em excesso somente nas pernas. Para eliminar gorduras localizadas, em qualquer parte, é preciso perder gordura em todo o corpo e focar exercícios de tonificação na área desejada.

A melhor maneira para começar é optar por exercícios cardiovasculares. Eles são ideais para a perda de peso e melhoram o condicionamento físico para os exercícios que, de fato, vão focar a região das pernas.

Caminhadas, natação, corrida, dança, bicicleta e zumba são exercícios que demandam queima de calorias, ajudam no preparo físico e melhoram o condicionamento do corpo, além de serem ótimos na redução de medidas no corpo todo.

Fazer exercícios aeróbicos regularmente é uma ótima alternativa para acelerar o metabolismo. Dessa maneira, a queima de gordura é potencializada e vai ficar bem mais fácil se livrar da gordura localizada.


Depois de um bom período de atividades físicas como essas, será possível perceber a redução de medidas não só nas pernas, mas em todas as regiões do corpo onde há acúmulo de gordura subcutânea.

Principais exercícios para tonificar e afinar as pernas:

É importante ressaltar que somente os exercícios de pernas não servem para emagrecer essa região. A musculação e tonificação servem para a definição das pernas, mas não são muito efetivos na queima de gordura.

É preciso compreender que os músculos das pernas podem estar cobertos por uma camada de gordura que precisa ser eliminada. O fortalecimento muscular das pernas serve para tirar a impressão de que só há gordura no local. As medidas nos membros inferiores diminuem conforme as medidas do corpo inteiro diminuírem.

O objetivo de exercitar as pernas dessa forma, junto a uma rotina de atividades físicas de emagrecimento, é que a perda de medidas e a tonificação do músculo podem afinar coxas e quadril.

Os exercícios de flexão são os mais recomendados pelos especialistas. Quando feito sem o uso de pesos, eles servem para modelar a região das pernas. São eles:

  • Agachamento
  • Agachamento Afundo
  • Agachamento Afastado
  • Agachamento com pulo
  • Escada

Alimentação saudável e regulada:

De nada vai adiantar focar em exercícios cardiovasculares e para pernas, se os hábitos alimentares não forem bons. Uma alimentação saudável e balanceada é muito importante na busca por pernas mais magras e definidas.

Opte por frutas, verduras, legumes e fibras. Evite comer derivados do leite e comidas com alto teor de açúcar. Doces e massas são grandes inimigos na perda de medidas, uma vez que são a principal porta de entrada de calorias em excesso.

Outras alternativas:

Lipoaspiração:

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e invasivo. Ele só é recomendado em casos específicos, quando mesmo a dieta e estilo de vida saudável não são capazes de mostrar resultados, devido a genética pessoal.

No geral, é possível eliminar a gordura nas pernas sem a necessidade da lipoaspiração. E é bom lembrar que essa gordura pode voltar se não houve mudanças na alimentação e no estilo de vida pouco ativo.

Drenagem linfática:

Apesar de muita gente achar que drenagem linfática elimina gordura, isso não é verdade. O procedimento é capaz apenas de eliminar líquidos retidos e toxinas do corpo. Entretanto, sua junção com uma boa alimentação e atividades físicas pode acelerar a perda de medidas na região das coxas e pernas.



Comentar

17 + 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.